Gramática on-line: português para concursos

Thursday, July 28, 2005

Colocação Pronominal

Este é o estudo da colocação dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo. Eles podem ser colocados de três maneiras diferentes: antes do verbo (Próclise), no meio do verbo (mesóclise) e depois do verbo (Ênclise).

Próclise
Próclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos antes do verbo. Usa-se a próclise, obrigatoriamente, quando houver palavras atrativas. São elas:

Palavras de sentido negativo.
Ela nem se incomodou com meus problemas.

Advérbios.
Aqui se tem sossego, para trabalhar.

Pronomes Indefinidos.
Alguém me telefonou?

Pronomes Interrogativos.
Que me acontecerá agora?

Pronomes Relativos
A pessoa que me telefonou não se identificou.

Pronomes Demonstrativos Neutros.
Isso me comoveu deveras.

Conjunções Subordinativas.
Escrevia os nomes, conforme me lembrava deles.


_______________________________________
Obs.: Não ocorre próclise em início de frase.
Ex.: O certo é Traga-me essa caneta que aí está. e não Me traga essa caneta.



Outros usos da próclise:

01) Em frases exclamativas e/ou optativas (que exprimem desejo):
Ex. Quantas injúrias se cometeram naquele caso!
Deus te abençoe, meu amigo!

02) Em frases com preposição em + verbo no gerúndio:
Ex. Em se tratando de gastronomia, a Itália é ótima.
Em se estudando Literatura, não se esqueça de Carlos Drummond de Andrade.

03) Em frases com preposição + infinitivo flexionado:
Ex. Ao nos posicionarmos a favor dela, ganhamos alguns inimigos.
Ao se referirem a mim, fizeram-no com respeito.

04) Havendo duas palavras atrativas, tanto o pronome poderá ficar após as duas palavras, quanto entre elas.
Ex. Se me não ama mais, diga-me.
Se não me ama mais, diga-me.


Obs: Se o verbo não estiver no início da frase, pode ocorrer próclise também, mesmo não havendo palavra atrativa.
Ex.: Ele se arrependeu do que fizera.


______________
Mesóclise
Mesóclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos no meio do verbo. Usa-se a mesóclise, quando houver verbo no Futuro do Presente ou no Futuro do Pretérito, sem que haja palavra atrativa alguma, apesar de, mesmo sem palavra atrativa, a próclise ser aceitável. O pronome oblíquo átono será colocado entre o infinitivo e as terminações ei, ás, á, emos, eis, ão, para o Futuro do Presente, e as terminações ia, ias, ia, íamos, íeis, iam, para o Futuro do Pretérito. Por exemplo, o verbo queixar-se ficará conjugado da seguinte maneira:

Futuro do Presente Futuro do Pretérito
queixar-me-ei queixar-me-ia
queixar-te-ás queixar-te-ias
queixar-se-á queixar-se-ia
queixar-nos-emos queixar-nos-íamos
queixar-vos-eis queixar-vos-íeis
queixar-se-ão queixar-se-iam


Para se conjugar qualquer outro verbo pronominal, basta-lhe trocar o infinitivo. Por exemplo, retira-se queixar e coloca-se zangar, arrepender, suicidar, mantendo os mesmos pronomes e desinências: zangar-me-ei, zangar-te-ás...

Lembre-se de que, quando o verbo for transitivo direto terminado em R, S ou Z e à frente surgir o pronome O ou A, OS, AS, as terminações desaparecerão. Por exemplo Vou cantar a música = Vou cantá-la. O mesmo ocorrerá, na formação da mesóclise: Cantarei a música = Cantá-la-ei.

Os verbos dizer, trazer e fazer são conjugados no Futuro do Presente e no Futuro do Pretérito, perdendo as letras ze, ficando, por exemplo, direi, dirás, traria, faríamos. Na formação da mesóclise, ocorre o mesmo: Direi a verdade = Di-la-ei; Farão o trabalho = Fá-lo-ão; Traríamos as apostilas = Trá-las-íamos.

Obs.: Se o verbo não estiver no início da frase e estiver conjugado no Futuro do Presente ou no Futuro do Pretérito, no Brasil, tanto poderemos usar Próclise, quanto Mesóclise.
Por exemplo:
Eu me queixarei de você ou Eu queixar-me-ei de você. Os alunos se esforçarão ou Os alunos esforçar-se-ão

__________________
Ênclise
Ênclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos depois do verbo. Usa-se a ênclise, principalmente nos seguintes casos:

01) Quando o verbo iniciar a oração.
Ex. Trouxe-me as propostas já assinadas.
Arrependi-me do que fiz a ela.

02) Com o verbo no imperativo afirmativo.
Ex. Por favor, traga-me as propostas já assinadas.
Arrependa-se, pecador!!

Obs.: Se o verbo não estiver no início da frase e não estiver conjugado no Futuro do Presente ou no Futuro do Pretérito, no Brasil, tanto poderemos usar Próclise, quanto Ênclise.
Por exemplo:
Eu me queixei de você ou Eu queixei-me de você.
Os alunos se esforçaram ou Os alunos esforçaram-se.

______________
Colocação pronominal nas locuções verbais
As locuções verbais são formadas por verbo auxiliar + infinitivo, particípio ou gerúndio.

01) Auxiliar + Infinitivo ou Gerúndio:
Quando o verbo principal da locução verbal estiver no infinitivo ou no gerúndio, há, no mínimo, duas colocações pronominais possíveis:
Em relação ao verbo auxiliar, seguem-se as mesmas regras de colocação pronominal em tempos simples, ou seja, próclise, em qualquer circunstância (menos em início de frase), mesóclise, com verbo no futuro e ênclise, sem atração, nem futuro.
Em relação ao principal, deve-se colocar o pronome depois do verbo (ênclise). Veja os exemplos:
Eles se vão esforçar mais.
Eles não se vão esforçar mais.
Eles se irão esforçar mais.
Eles vão-se esforçar mais.
-o-
Eles ir-se-ão esforçar mais.
Eles vão esforçar-se mais.
Eles não vão esforçar-se mais.
Eles irão esforçar-se mais.

02) Auxiliar + Particípio: Quando o verbo principal da locução verbal estiver no particípio, o pronome oblíquo átono só poderá ser colocado junto do verbo auxiliar, nunca após o verbo principal. Veja os exemplos:
Eles se têm esforçado.
Eles não se têm esforçado.
Eles se terão esforçado.
Eles têm-se esforçado.
-o-
Eles ter-se-ão esforçado.
-o-
-o-
-o-

Obs.: Quando o pronome for colocado entre os dois verbos (ênclise no auxiliar), teremos de usar hífen. Por exemplo: Eles vão-se esforçar mais. Há gramáticos que julgam esse hífen desnecessário.

9 Comments:

Post a Comment

<< Home